About

topo-CM

Integração da TV com a Internet é tema de painel do SET EXPO 2014

Especialistas brasileiros e estrangeiros analisarão a TV inteligente e a TV pública digital interativa no congresso do evento, no qual mais de 160 palestras abrangem todas as áreas da radiodifusão
Release enviado pela assessoria SET

São Paulo, 7 de julho de 2014 - A total integração entre a televisão e a Internet será discutida durante o painel “TV 2020: o futuro da TV conectada”, que faz parte do congresso do SET EXPO 2014, maior evento de negócios e tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina a ser realizado em São Paulo, de 24 a 27 de agosto. O painel – que terá a moderação do consultor independente com vasta experiência em Tecnologia da Informação, telecomunicações e inovação Aguinaldo Boquimpani, e a participação de especialistas do Brasil e do exterior – deve provocar intenso debate sobre as tendências de tecnologia, da evolução da indústria e da audiência conectada.

Na opinião de Boquimpani, a integração completa da TV com a Internet é inevitável e deverá ocorrer em poucos anos. A questão essencial é saber quais os caminhos que devem ser percorridos para que essa evolução aconteça. “Cada vez mais a TV evolui para se tornar um aparelho mais complexo, inteligente e com capacidade de se conectar com a Internet”, observa. “Existem propostas, já disponíveis no mercado, que propiciaram essa conexão de diversas formas diferentes, só que até agora nenhuma foi bem-sucedida.”

Coordenador de um grupo de estudos tecnológicos na SET que analisa a evolução de padrões destinados a integrar o “broadcast” (radiodifusão) e a  “broadband” (Internet), Boquimpani acredita que num futuro próximo a conexão da TV com a Internet vai envolver todos os diferentes players dentro de um mesmo ambiente. “Radiodifusor, provedor de broadband, operadora, fabricante do equipamento, enfim, todos vão participar de um mesmo ambiente que ofereça uma experiência totalmente integrada para o usuário final.”

 Presença de pesquisador da NHK

Durante o painel, Boquimpani pretende estimular os participantes a discutir, dentre outros assuntos, as inovações que já existem lá fora em termos de conectar TV e Internet, as tendências atuais da indústria da TV e como integrar a crescente oferta de conteúdo online/on demand e a expansão das novas telas ao ambiente da TV.

Entre os debatedores do tema, encontra-se Masaru Takeshi, pesquisador do laboratório da emissora estatal japonesa NHK, desde 1990. Além das pesquisas de ciência e tecnologia que desenvolve, Takeshi desenvolve atividades de normalização da TV interativa e integrada Transmissão-Banda Larga sistemas (IBB) em ARIB, IPTV Forum Japão, FOBTV, ITU-R e ITU-T. “A TV de alta definição nasceu nos laboratórios japoneses e as impressões de Takechi sobre o que está acontecendo por lá serão muito apreciadas”, observa o consultor brasileiro.

TV Digital Interativa e programação

O conceito da TV Digital Interativa também será objeto de um painel do congresso, intitulado “Brasil 4D”, que será moderado por André Barbosa Filho, chefe de Assessoria da Diretoria da Presidência/ EBC, pesquisador em Ciências da Comunicação, especialmente em mídias digitais e membro da Diretoria da SET. Doutor em Comunicação pela ECA/USP, Barbosa Filho coordena na EBC o projeto de TV Pública Digital Interativa, chamado Brasil 4D, que venceu o Prêmio Frida 2014 e será tema do painel.  

Em sua 25ª edição, o congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e reunirá especialistas dos EUA, Japão, Europa e América Latina, que discutirão os principais aspectos da produção, transmissão e distribuição em TV, além de temas relacionados a vídeo, cinema, rádio e internet.  A sua rica e extensa programação envolve as principais tendências e padrões internacionais do setor. Entre eles, o Ultra HD (4K) e o Super Hi-Vision (8K), a distribuição do sinal de TV via IP, Integrated Broadcast & Broadband (IBB), ATSC 3.0, FoBTV, Rádio Digital, a  transição do AM para o FM e da TV analógica para a TV digital. Destacam-se ainda a convivência entre o LTE e a TV Digital, Social TV, Segunda Tela, Interatividade e Transmídia.

O evento será realizado no Expo Center Norte junto com a Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes, que apresentará as principais novidades mundiais e locais do setor a ser expostas por mais de 300 empresas, e o Fórum de Negócios.

O SET EXPO 2014 conta com as parcerias da norte-americana NAB Show e da japonesa InterBEE e o apoio das principais associações do setor no Brasil e no exterior (ABRA, ABRATEL, ABC, ABERT, AESP, AERP, ABPITV, ABTU, AGERT, AIR, ASTRAL, Fórum SBTVD,  SINDVEL e SENAC) e de todas grandes redes de rádio e televisão brasileiras.  


Sobre a SET

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação técnica sem fins lucrativos, formada por profissionais de tecnologia e operação cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico em toda a cadeia da mídia eletrônica, da produção à entrega. Constitui o maior fórum de discussão de padrões e tendências para o mercado de criação, gestão e distribuição de conteúdo eletrônico no Brasil e promove o evento anual SET EXPO. Para mais informações, acesse o site http://www.set.org.br/index.asp, SET no Facebook e SET no Twitter em @SETengenhariaTV .

Mais informações sobre o congresso e a feira do SET EXPO 2014 estão no site: http://www.setexpo.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários